Cerca de 50 pessoas participaram no domingo, 12, do “Encontro dos Corais em Figueira” realizado na Comunidade-Luz Figueira, em Minas Gerais, Brasil. Membros de corais coligados ao Coral das Comunidades-Luz ensaiaram canções compostas pelo próprio grupo e também de compositores conhecidos.

O evento aconteceu no auditório da área F2 da Comunidade-Luz Figueira e serviu como preparação para o evento de Música para a Cura e Elevação da Humanidade (MCEH) que ocorrerá em Figueira no próximo mês de dezembro e voltará a ser transmitido ao vivo. O encontro teve a participação de instrumentistas e coralistas que integram os corais dos Núcleos-Luz de Figueira em Belo Horizonte e São Paulo, além de colaboradores do estado de Santa Catarina, da  cidade de Brasília e de Carmo da Cachoeira, onde fica a Comunidade Figueira.

“São pessoas que participam de liturgias e trabalham com música no Núcleo-Luz de sua cidade”, disse Hernán, residente da Comunidade-Luz Figueira e membro da junta de coordenação do Coral de Figueira.

Marildes Nogueira da Silva é moradora de Carmo da Cachoeira e participa do Coral já há cerca de um ano e meio. “A alegria que sinto quando estou no Coral é diferente de tudo, é uma alegria da alma.”

Além das canções de autoria do próprio grupo, fizeram parte do repertório do encontro músicas de compositores como Bach e John Lennon.

“Basicamente as músicas que criamos são de louvor ao Criador. Aspiramos que o canto expresse nossa vivência interna de trabalho nos centros espirituais e sirva como oferta para a elevação e cura da humanidade”, disse Hernán.

O Encontro tratou de aspectos práticos, como teoria musical, solfejo, técnica vocal, preparação física e estudo sobre a nona sinfonia de Beethoven. Mas também de aspectos internos, como a relação entre música, sopro de vida e Criação.

Nice Ribeiro veio de São Paulo, onde participa do Coral do Núcleo-Luz da cidade. Para ela o encontro foi além dos ensaios e atualizações do setor. “Tivemos contato com novas músicas e falamos da importância do som. Para mim o ponto alto foi assistir o vídeo da nona sinfonia de Beethoven, foi um momento de silêncio e elevação”.

Segundo os participantes, o encontro reunindo todos os grupos dos corais foi muito importante por criar uma consciência grupal e assim contribuir para que cada grupo siga com seus ensaios em suas regiões.

“Tentamos chegar ao núcleo principal e verdadeiro motivo pela qual a música tem sido utilizada ao longo dos tempos, como ferramenta de conexão, materialização e abertura de momentos importantes para nossa humanidade”, disse Frei Paulo, coordenador do Coral das Comunidades-Luz.

Quem quiser participar ou apoiar ao trabalho do coral entre em contato:

coral@fraterinternacional.org