Encontro Rede-Luz Minas Gerais na Figueira_01-BRepresentantes de 44 grupos da Rede-Luz de Minas Gerais, Brasil, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, participaram do Quarto Encontro de Atualização, que se levou a cabo na Comunidade-Luz Figueira nos dias 3 e 4 de Junho. O tema central foi ‘Em gratidão infinita, confirmamos nossos votos’.

Foram dois días de serviço e reflexões ‘sobre a importância de que cada membro dos grupos Rede-Luz nos doemos cada vez mais à Comunidade-Luz Figueira, da qual recebemos tanto em todos estes anos’, explicou Andreia Grossi, integrante da Junta Coordenadora da Rede-Luz Minas Gerais. ‘Tenho fé em que o objetivo será alcançado e que esse conceito de doação de si, do doar-se livre e desinteressadamente se fortalecerá na consciência grupal’, agregou.

Encontro Rede-Luz Minas Gerais na Figueira_03‘Estes encontros se realizam a cada seis meses no Núcleo-Luz de Figueira em Belo Horizonte, mas desta vez quisemos trazer os grupos à Comunidade-Luz para que tenham a oportunidade de viver a Lei do Equilíbrio e de expressar sua gratidão por meio da doação de si nos numerosos serviços prestados à comunidade’, prosseguiu Andreia.

A abertura se realizou na sexta-feira, 3 de junho, às 2 da tarde. Esteve a cargo de Mirnuk, gestora institucional da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, e de Andreia Grossi. Posteriormente, os assistentes participaram de uma sintonia grupal e oraram o Terço da Divina Misericórdia. Mais tarde assistiram à transmissão da palestra de Frei Luciano, monge da Ordem Graça Misericórdia e participaram da Comunhão Ecumênica.

Encontro Rede-Luz Minas Gerais na Figueira_05No sábado, dia 4, de manhã, os participantes – ao redor de 90 colaboradores da Rede-Luz Minas Gerais – distribuíram-se em três grupos de serviço: um realizou atividades na Área Luz da Comunidade-Luz Figueira (limpeza dos ônibus da comunidade, classificação e ordenamento de frutas, entre outras tarefas), enquanto outros dois grupos se transladaram à cidade de Carmo da Cachoeira. Um desses foi conhecer os locais de serviço dos Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (Casa de São José, Casa de Maria Rosa da Paz e o galpão de São José).

O outro grupo foi até a Casa Luz da Colina, onde se dividiram em quatro subgrupos: um ficou na sede realizando tarefas com a terra, outro foi ajudar na harmonização do Sítio dos Reinos, um terceiro subgrupo apoiou a harmonização da Casa Esperança (local de serviços veterinários para cães e gatos) e um quarto realizou visitas domiciliares a famílias humildes de Carmo da Cachoeira, em companhia de monjas da Ordem Graça Misericórdia (Monastério da Sagrada Caridade de São José, estabelecido na Casa Luz da Colina).

O encontro terminou sábado à tarde com a palestra de Daniela Boaventura, coordenadora do grupo Rede-Luz de Belo Horizonte, que falou sobre ‘O portal da gratidão’ e o posterior período de reflexões finais, focalizado pelas integrantes da Junta Coordenadora da Rede-Luz Minas Gerais: Andreia Grossi, Beth Picorelli e Renata Falci. Em seguida, os participantes assistiram a palestra de Trigueirinho, realizada ao vivo nos sábados.