Ouça o áudio de Trigueirinho sobre o tema icone-audio

 

A busca espiritual e o serviço dissolvem o medo

O medo é, entre outras coisas, o resultado da atividade mental mal direcionada. Quando a mente é orientada para a meta superior da existência, ele se abranda ou nem surge. Poderíamos dizer que a ignorância acerca do que realmente somos em essência é que faz surgir o medo. Quase sempre vemo-nos como indivíduos isolados, e não como células de uma única Vida. Mas à medida que por amor nos doamos a alguma causa ou serviço altruísta, vamos tomando consciência da existência de um Universo Maior, e o medo começa a dissolver-se.

Importante saber que medos e sentimentos negativos alheios podem ser incorporados à nossa aura sensitiva e tomados como nossos. A mente individual tem capacidade para captar elementos do nível mental coletivo e transferi-los para si mesma. Também podemos manifestar apreensões pelo que está ocorrendo não especificamente conosco, mas de modo generalizado.

A humanidade atual sofre de um medo bastante comum: o medo do fracasso. Esse medo advém de estarmos identificados em demasia com a personalidade e vivermos em ambientes que nos depreciam. Habituados pela educação normal, a comparar-nos e a confrontar-nos com os semelhantes, é comum ficarmos insatisfeitos com nossas possibilidades. Na realidade, cada um é útil com suas próprias qualidades e virtudes, e as qualidades dos demais têm outra serventia.

Artigo de referência: Jornal O Tempo, de 18/maio/2014
Nome do artigo: Aspiração à busca espiritual e ao serviço altruísta anula o medo
Áudio da Irdin: A propósito do medo
Gravação em: 11/05/2011
Série: Para viver em equilíbrio
Áudio completo: http://www.irdin.org.br/acervo/detalhes/12118